Inês Silva, eleita Jovem Presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas com 142 votos, tomou posse esta terça-feira, sucedendo a Laura Mota.
A cerimónia de tomada de posse começou às 12h00, no Colégio João de Barros, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, da Delegada Regional do IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão, da Representante do Ano Europeu da Juventude, Paula Patrício, da Presidente executiva da Associação Coolpolitics, Andreia Martins, do Presidente da Anafre – Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, e dos seus Vice-Presidentes, Olga Freire e Jorge Amador, da Jovem Autarca do Município de Pombal, Sara Gaspar, e da Jovem Presidente de Junta de Meirinhas no ano de 2020, Laura Mota, entre outros convidados.
O projeto, que já vai na segunda edição, conta com o apoio do Colégio João de Barros, que o dinamiza em conjunto com a Junta de Freguesia. Pretende envolver os jovens de Meirinhas na gestão da freguesia, possibilitando ao Jovem Presidente da Junta a gestão de um orçamento e o planeamento de atividades com foco na juventude.
“Hoje a Junta de Freguesia de Meirinhas quer anunciar a criação de uma Academia de Programação Informática, destinada a jovens dos 10 aos 18 anos e cujas inscrições serão abertas ainda esta semana”, começou por anunciar o Presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, Pedro Pimpão, na certeza que “o Município estará cada vez mais próximo dos jovens e colaborante nos projetos que desenvolvemos pela juventude”.
Dirigindo-se à Diretora Regional do IPDJ, agradeceu “a sua presença hoje aqui” e colocou “toda a Freguesia de Meirinhas ao dispor do Ano Europeu da Juventude, (…) criando iniciativas, espaços e projetos para uma cada vez maior participação jovem na construção de uma comunidade inclusiva, participativa e dinâmica”.
“A representação institucional ao mais alto nível da Associação Nacional das Freguesia nesta cerimónia mostra a sensibilidade, disponibilidade e carinho que os autarcas de freguesia e os seus representantes dedicam à juventude”, afirmou, dirigindo-se à presidência da ANAFRE.
“Vamos continuar a fazer das Freguesias cada vez mais um Governo Local Participado pela Juventude”, acrescentou.
Considerando que “o Colégio João de Barros foi mais uma vez inexcedível nos meios e recursos que disponibilizou e na vontade com que encara todos os projetos de participação dos jovens”, o autarca agradeceu “todo o trabalho, dedicação e carinho que colocam nos nossos jovens, na sua instrução, nos seus valores e na sua participação cívica”.
Destacando que “a tomada de posse da Inês Silva como presidente de Junta Jovem resulta da sua capacidade, da sua vontade e do empenho” colocados “no interesse pela comunidade”, o Presidente da Junta de Meirinhas quis deixar também “uma palavra de reconhecimento ao Presidente Virgílio Lopes, pelo pioneirismo da sua decisão de partilhar a Presidência da Junta com um Jovem, e um grande reconhecimento à Laura Mota pela magnifica presidência de junta que teve”.
“A Laura enquanto Presidente de Junta, conseguiu criar o Centro de Ocupação à Juventude (COJ), que tem uma biblioteca pública, um espaço internet com 5 computadores, uma sala de estudo, uma sala de ensino de musica, uma sala de jogos com playstation, com mesa de bilhar, mesa de matraquilhos e mesa de ténis de mesa”, referiu João Pimpão, sublinhando que os projetos da Jovem Presidente de Junta anterior “foram todos implementados”. Adiantando que “o COJ é hoje frequentado por uma média de 20 jovens por dia, estando 14 jovens a frequentar aulas de viola, 4 aulas de bateria e 8 aulas de xadrez”, destacou que “este Centro de Ocupação à Juventude só foi possível pelo apoio das empresas e do Município de Pombal”. “Inês, peço que contes com o mesmo empenho da junta de freguesia que a Laura contou. Vamos, juntos, implementar as tuas propostas iniciando já com a criação da associação juvenil com que ansiamos trabalhar no desenvolvimento da comunidade juvenil de Meirinhas”, assegurou.
Pedro Pimpão terminou a sua intervenção com “uma palavra à juventude”, convidando os jovens “para esta sexta feira à tarde participarem na sessão Atividades para o Bem Comum, que se realiza na antiga escola primária”.
“Não sejam travadinhos“, sublinhou, num incentivo aos jovens para que se desfiem a tomar iniciativas, para que “sonhem, participem, desafiem, organizem” e “construam o vosso e nosso bem comum”.