A Câmara Municipal de Pombal desenvolveu uma plataforma para agilizar o processo de submissão de candidaturas de apoio à prática desportiva, que está disponível no Balcão Digital do Município.
Integrada no projeto de transformação digital municipal, a iniciativa visa melhorar a comunicação e a articulação entre o Município e os clubes desportivos do concelho e melhorar a organização dos processos de candidatura apresentados no âmbito do Regulamento de Atribuição de Subsídios à Prática Desportiva, além de contribuir para a diminuição da pegada carbónica, com a desmaterialização de um processo que é totalmente realizado por via digital, dispensando o papel.
O projeto foi desenvolvido internamente, pelos recursos da Divisão de Informática, Modernização e Sistemas Inteligentes (DIMSI) do Município de Pombal e é suportad pela plataforma WebGPA (Gestão de Processos Autárquicos), sem custos de licenciamento ou de manutenção associados.
O sistema permite a submissão online da candidatura através do Balcão Digital; a utilização de novos elementos e resposta, caso necessário, em formato digital; a utilização de um fluxo de trabalho específico do pedido, que permite a automatização da tramitação eficiente; a tramitação interna, pelos serviços de Desporto do Município; e a comunicação da decisão. Aumenta a eficiência organizacional, a produtividade e a agilização de processos. Reduz os custos com impressões e liberta espaço físico de arquivo.
Numa nota enviada à PombalTV, o Município de Pombal a adianta que já recebeu 38 candidaturas para atribuição de apoios à prática desportiva através da plataforma, envolvendo “19 modalidades e um total de 2.733 atletas”.
De acordo com a autarquia, “os referidos processos, que englobam também a majoração para clubes com instalações próprias, estão a ser analisadas pelos respetivos serviços municipais, sendo a proposta final apresentada, em breve, para deliberação por parte do órgão Câmara Municipal”.