A recém-criada Comissão de Utentes dos Centros de Saúde da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze reclama resposta a uma Petição pública que organizou e que, por ter reunido 500 assinaturas, foi submetida ao Ministério da Saúde.
“Queremos respostas. Temos o direito a respostas. A população merece respeito”, refere Maria José Anastácio, eleita pelo PCP à Assembleia de Junta da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze e representante da Comissão, numa nota enviada à PombalTV.
Num comunicado enviado à PombalTV, Maria José Anastácio especifica que “a Petição, intitulada Acesso a Serviços de Saúde na União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, recolheu um total de 500 assinaturas”.
Notando que “o artigo 64.o da Constituição da República Portuguesa (CRP) consagra que assegurar o direito à proteção da saúde, incumbe prioritariamente ao estado, designadamente garantindo o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, a cuidados de saúde preventivos, curativos e de reabilitação”, entre outros aspetos, exige “uma resposta oficial à população, dado que as diversas comunicações ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, enviadas por diversas entidades e, segundo nos foi comunicado, por pessoas em nome individual, não obtiveram qualquer resposta”.
Destacando que “a população da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze tem o direito de saber quais são os planos do governo em relação à situação insustentável, especialmente no caso de Albergaria dos Doze em que não existe um médico permanente, e de São Simão de Litém, em que tudo aponta para a não reabertura do Centro de Saúde, encerrado há vários anos, sem que a população tenha sido informada”, o documento acrescenta ainda que “o Centro de Saúde de Santiago de Litém carece de apoio logístico e recursos que permitam o seu funcionamento em pleno”.
“Não toleraremos que se prolongue uma situação que implica que os fregueses sejam forçados a marcar consultas fora da União de Freguesias, existindo em Albergaria das Doze, instalações para o efeito”, conclui.
A Comissão é constituída por fregueses e também alguns militantes ou apoiantes de outras forças políticas que não o PCP e visa defender o direito da população daquela União de Freguesias à saúde e exigir o reforço de recursos humanos e materiais nos Centros de Saúde.