A interpretação das pedras de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal ganhará múltiplas dimensões a partir da exposição “O cantar da pedra”, que estará patente ao público pombalense de 10 a 27 de dezembro, no Teatro-Cine de Pombal.
A inauguração da exposição decorrerá este sábado, dia 12 de novembro, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, em Ansião. Passará depois pelo Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, de 26 de novembro a 7 de dezembro.
“O cantar da Pedra” resulta do trabalho de campo realizado nas três residências artísticas desenvolvidas pela associação Binaural Nodar três concelhos, entre junho e setembro, a convite do projeto “Territórios de Pedra”. A equipa da Binaural Nodar recolheu entrevistas e paisagens sonoras, além de ter protagonizado intervenções acústicas na própria pedra, registos que deram origem a um arquivo digital online com 60 entradas (20 por município), que também será partilhado na exposição, onde também se ergue ainda uma instalação sonora da autoria de Luís Costa e João Farelo, uma intervenção plástica de Mónica Garcia e um conjunto de painéis desenhados por Liliana Silva.
Abiul também acolheu no passado domingo, dia 7 de novembro, uma ação inserida no projeto “Território de Pedra”, que nasceu da pesquisa e criação de Ana Sofia Bento e Bruno Pinto, teve apoio à criação de Hugo Inácio e contou com as interpretações do Rancho Infantil Pedrinhas de Sicó e de vários alunos da Escola de Música de Abiul.