A Câmara Municipal de Pombal aprovou no passado dia 21 de outubro, naquela que foi a primeira reunião de Câmara deste novo primeiro mandato autárquico, a designação de Isabel Marto como vice-presidente do município, a distribuição de pelouros pelo novo executivo e a fixação de quatro vereadores a tempo inteiro.
Para além das funções que lhe foram confiadas no âmbito da distribuição de pelouros, caberá à nova Vice- Presidente da Câmara Municipal substituir o Presidente nas suas faltas e impedimentos; representá-lo em matérias administrativas e financeiras; assegurar as relações com a Assembleia Municipal; efetivar o trabalho de preparação política com Juntas de Freguesia, partidos políticos e grupos de cidadãos; realizar a coordenação geral da vereação no que diz respeito às políticas implementadas; monitorizar a execução do Programa Eleitoral sufragado; e promover novas abordagens aos processos e métodos, incentivando a sua implementação nos serviços.
O novo presidente, Pedro Pimpão, atribuiu pelouros aos quatro elementos do executivo municipal eleitos pelo PSD, que vão desempenhar as respetivas funções a tempo inteiro, enquanto os eleitos pelo PS, Odete Alves e Luís Simões, ficaram sem pelouros.
Pedro Pimpão ficará responsável pela Gestão e Planeamento Estratégico; Intermunicipalismo e Competitividade Regional; Desenvolvimento Sustentável (ODS ONU 2030); Educação; Ensino Superior e Ciência; Assuntos Jurídicos e Contencioso; Futuro e Novas Gerações; Família, Parentalidade e Natalidade; Redes, Parcerias e Geminações; Igualdade, Cidadania e Participação; e Felicidade e Bem-estar Comunitário.
Isabel Marto terá a seu cargo a Inovação e Empreendedorismo; Transição Digital, Smart Cities e Modernização Administrativa; Organização Administrativa e Financeira; Promoção da Saúde; Comunicação Institucional; Plano de Recuperação e Resiliência e Portugal 2030; Diáspora e Comunidade; Setor Empresarial Local; Património Municipal e Equipamentos Públicos; Mercados e Feiras; e Bem-estar-Animal.
A vereadora Gina Domingues assumirá as competências da Cultura; Desporto e Atividade Física; Turismo e Lazer; Desenvolvimento Económico; Gestão das Áreas Empresariais; Indústria, Comércio e Serviços; Emprego e Captação de Talento; Transportes e Mobilidade e Trânsito.
O vereador Pedro Navega será responsável pelos domínios do Transição e Eficiência Energética; Urbanismo; Habitação; Regeneração Urbana; Obras Públicas e Particulares; Ordenamento do Território; Águas e Saneamento Básico; Fiscalização Municipal; e Toponímia.
A vereadora Catarina Silva ficará com os pelouros da Ecologia, Ambiente e Ação Climática; Espaços Verdes e Jardins; Coesão e Inovação Social; Envelhecimento Ativo; Imigração, Integração e Inclusão; Desenvolvimento Rural e Floresta; Freguesia e Coesão Territorial; Gestão de Recursos Humanos; Proteção Civil e Segurança; e Associativismo Cultural.
“Os pelouros criados estão alinhados com as prioridades definidas no novo ciclo de fundos estruturais previstos tanto no PRR como no Portugal 2030, que assumem um forte enfoque na transição digital e na transição climática e sustentabilidade dos recursos”, refere o município numa nota enviada à PombalTV.
Pedro Pimpão justifica a atribuição dos pelouros da Câmara Municipal de Pombal para o mandato autárquico 2021/2025 com a “missão coletiva de contribuirmos para a promoção da qualidade de vida, felicidade e bem-estar de quem escolhe Pombal para viver ou trabalhar”.