Abriram na passada sexta-feira, dia 21 de maio, as candidaturas ao STARTUP POMBAL – Prémio Local de Incentivo ao Empreendedorismo, que garante um prémio monetário de 500 euros para o primeiro classificado.
As candidaturas, individuais ou coletivas até 3 pessoas, podem ser submetidas até ao dia 15 de junho através de um formulário que se encontra disponível no portal da Junta de Freguesia de Pombal, sendo que no caso de candidaturas coletivas, todos os participantes devem preencher a sua candidatura individualmente, indicando o número e o nome dos restantes participantes.
Após o dia 15 de junho, decorrerá a fase de pré-seleção das candidaturas, que resultará na seleção das dez mais pontuadas, que serão divulgadas no dia 22 de junho e apresentadas ao Júri no dia 10 de julho, na Praça Faria da Gama, estando previstos 10 minutos para a apresentação de cada candidatura.
Aos três primeiros classificados será oferecido um diploma e uma reportagem de divulgação nos meios de comunicação social locais e regionais. Além disso, a primeira ideia classificada será premiada com 500 euros e serviços de aceleração na Startup Leiria durante 3 meses para apoio na construção e validação do projeto de negócio; enquanto a segunda classificada receberá um leitor MP3 desportivo, e a terceira levará para casa uns óculos 3D.
O Prémio Local de Incentivo ao Empreendedorismo de Pombal enquadra-se no quinto eixo de intervenção do Plano de Ação da Comissão Social da Freguesia de Pombal, dedicado à área da formação e empregabilidade, e visa envolver toda a comunidade pombalense.
A iniciativa pretende estimular e incentivar o empreendedorismo, o surgimento de novas ideias e a criação do próprio emprego, contribuindo, consequentemente, para o reconhecimento público e para a valorização do espírito dinâmico e empreendedor da comunidade pombalense. Destina-se a cidadãos com idade igual ou superior a 14 anos, residentes no concelho de Pombal e/ou que se encontrem matriculados em estabelecimentos de ensino e/ou possuam domicílio profissional no concelho.
Serão, também, admitidos projetos que tenham uma ideia de micronegócio diferenciadora do que existe no mercado. A apresentação das candidaturas deve conter o nome do projeto, a descrição, os objetivos; a justificação da diferenciação e inovação; os fatores diferenciação e inovação e respetiva justificação; viabilidade económica e financeira.
As candidaturas serão apreciadas de 1 a 5 valores segundo os critérios inovação, impacto ambiental, sustentabilidade financeira e grau de maturidade.
As dez candidaturas mais votadas, que passarem à fase de pré-seleção, terão direito a um processo de Mentoring para aperfeiçoamento da ideia de negócio, comunicação/apresentação do Pitch e ação de Marketing, que precederá a apresentação ao Júri, que será constituído pela Startup Leiria, ACSP, AICP, ADEPES e Município de Pombal.