Um canal ciclável de 50 quilómetros estabelecerá uma ligação entre os municípios de Pombal e Soure, unindo a GR26 à EuroVelo.
O protocolo de cooperação entre as duas autarquias foi aprovado na última reunião do Executivo Municipal de Pombal, com o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, a afirmar que o investimento de 47 mil euros permitirá “diversificar o projecto turístico do concelho, complementado-o com a Rota dos Caminhos de Santiago e a Rota Carmelita”.
Realçando a importância de se fomentar um turismo “mais sustentável e mais próximo das comunidades”, Diogo Mateus justificou a opção de estender o percurso ao concelho vizinho, Soure, com o objetivo de criar “uma ligação entre o litoral e o interior”.
A GR26 é um trilho, composto por várias rotas, que percorre os seis concelhos das Terras de Sicó. Já a Eurovelo, Rede Europeia de Ciclovias, é um projeto que visa desenvolver rotas cicláveis de longa distância no território europeu e que terá em Portugal uma rota que percorrerá toda a costa atlântica.