Junta de Pombal promove reflexões sobre património cultural e leva teatro às aldeias

Por: Rita Ribeiro
15-11-2018


Entre 16 e 24 de Novembro, a Junta de Freguesia de Pombal, em parceria com a Fundação INATEL e o Município de Pombal, vão realizar mais um ciclo de teatro amador no “espírito descentralizador que já tem sido prática em edições anteriores, levando a cultura e o teatro em particular até às aldeias da Freguesia de Pombal”, revela aquela Junta em nota de imprensa.

A iniciativa, que conta já com cinco edições, vai levar, este ano, espetáculos ao Barrocal e à valdeira, depois de, no ano passado ter chegado aos públicos dos Vicentes e da Charneca. A primeira sessão realiza-se no próximo sábado, 17 de novembro, na Valdeira, que recebe no Salão da Capela, o grupo de Teatro Leirena, que apresenta uma adaptação do conto “OS TRÊS PORQUINHOS”

Na semana seguinte será a vez do Barrocal, no dia 24 de novembro, pelas 21h30, receber, no salão da AJEC, o grupo de teatro “A Trincheira”, que apresentará a peça “Caminho Marítimo para a Desgraça”.

Com esta iniciativa, a Junta de Freguesia de Pombal “reforça o compromisso de descentralização e proximidade, contribuindo para a dinamização das aldeias da nossa freguesia com a diversificação das suas atividades culturais”.

Ainda no campo cultural, serão realizadas no mês de Novembro duas tertúlias, a ter lugar na sede da Junta de Freguesia de Pombal, a primeira sessão está agendada para o dia 16 de novembro, pelas 21h e será destinada “à reflexão sobre o património cultural, no âmbito de uma parceria com a investigadora Inês Almeida que está a realizar um projeto académico de investigação precisamente nesta área”.

Este é um evento destinado a “todos os interessados neste assunto do maior interesse para a nossa comunidade” e contar com a participação dos oradores Rui Rua, responsável da CULNATUR, Liliana Silva, presidente da Confraria do Tortulho, Nelson Pedrosa, historiador, e Livia Vaqueira , técnica de Turismo do Município de Pombal.

No final do mês, realiza-se mais outro certame do género, desta vez “dedicada ao folclore na freguesia de Pombal”. Esta iniciativa surge no “seguimento do 1º Festival de Folclore da Freguesia de Pombal” realizado no âmbito do BIOARTES e contará com a “presença especial de Adélio Amaro, presidente da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura”.

Todas as iniciativas, tanto os espetáculos teatrais, como a participação nas tertúlias são de entrada gratuita, pelo que a Junta de Freguesia de Pombal “convida toda a população a estar presente”.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

12º
14º

Qua.

13º

Qui.

10º

Sex.

13º

Sab.

14º

Publicidade
Últimas