Pombal celebra o Dia do Município durante três dias

Por: Rita Ribeiro
09-11-2018


Pombal celebra o dia do Município no próximo domingo, 11 de Novembro, no entanto, e para comemorar a efeméride, está prevista a realização de várias atividades.

O programa que celebra a efeméride arranca hoje, sexta-feira, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, que preside à sessão solene de formalização do Gabinete de Apoio ao Emigrante., cerimónia que se realiza pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No dia seguinte, sábado (10), as comemorações arrancam às 14h00, com o tradicional Magusto no Bairro Agorreta, organizado pelos Moradores do bairro, e onde toda a população é convidada a deliciar-se com o sabor das castanhas assadas. “30 Cores Numa Vida”, é o nome da exposição de Adélio Ferreira, que será inaugurada nos Claustros dos Paços do Concelho, às 17h00 e pelas 21h30, Miguel Araújo sobe ao palco do auditório do Teatro Cine de Pombal para apresentar o espetáculo “Conta-me Histórias – À conversa com a música”.

No domingo, 11 de Novembro, as celebrações iniciam-se logo pela manhã, com o hastear das bandeiras, agendado para as 9h00, seguindo-se a Eucaristia em honra de São Martinho, a ter lugar na Igreja do Cardal. Pelas 10hh00 faz-se a entrega de lembranças do Passeio de Carros Antigos, e a arruada pelas ruas da cidade, a cargo da Filarmónica Ilhense tem hora marcada para as 10h15, segue-se o batismo dos novos membros do grupo Motard Marquês de Pombal.

Pelas 11h00 inicia-se a Sessão Solene do Dia do Município, que se realiza no Teatro Cine de Pombal, onde habitualmente são atribuídas condecorações a personalidades e instituições concelhias.

Este ano o Município distingue com medalha de Bons Serviços e Dedicação (grau prata) Filomena Silva e Manuel Mendes, trabalhadores do Município há 25 anos. A medalha de Valor Desportivo (grau prata) será este ano entregue à secção de Futsal do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Pombal. Quanto à Medalha de Mérito Municipal Empresarial (grau prata) será entregue às empesas Santos & Cordeiro SA, Balvera, Transportes Antunes Figueiras SA e Jomotos – Comercialização de Motos SA. Distinguida com a medalha de Mérito Municipal (grau ouro) será a Iber Oleeff SA. Na mesma categoria, mas em grau prata e cobre, serão ainda distinguidos a Delegação Centro – Associação Alzheimer de Pombal e Pedro Fernandes, respetivamente. Por fim, a medalha de Prestígio e Carreira será entregue ao Padre Américo Ferreira.

As comemorações continuam no Expocentro onde se realiza o VI Festival das Sopas de São Martinho. A tarde está reservada para celebrar o aniversário do Grupo Motard Marquês de Pombal, e para a realização dos magustos dos Bombeiros Voluntários de Pombal e do Grupo de Escuteiros.

As celebrações terminam ao som da Banda Filarmónica Ilhense, que realiza um concerto no Teatro Cine de Pombal, dirigido por Paulo Branco e que conta com a participação especial de Rui Amando, na Gaita-de-foles, e de Serenela Duarte, na voz.

Publicidade
Últimas