Alitém promove Rally e ajuda os Bombeiros

Por: PombalTV
23-10-2018


Albergaria dos Doze recebeu a primeira prova de rally em 1997, o evento atraiu milhares à região, no entanto houve necessidade de fazer um interregno. Agora, 14 anos depois, a região de Alitém volta a organizar um dos eventos mais queridos, e prepara-se para receber milhares de aficionados da modalidade. O Rally Alitém tem data marcada para 17 e 18 de Novembro.

O Município de Pombal, em parceria com a União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, Bombeiros Voluntários de Pombal (BVP), Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e a associação Penela Race Events Club, são os principais promotores e organizadores da prova que irá beneficiar os soldados da paz, uma vez que os “lucros obtidos com a realização deste evento vão reverter totalmente para os Bombeiros Voluntários de Pombal”, revelou Sérgio Gomes, presidente da Associação Humanitária dos BVP, valor que posteriormente será utilizado para “adquirir equipamentos de protecção individual para combate a incêndios urbanos para os nossos bombeiros”. O responsável, revela estar “muito entusiasmado”, com a realização do Rally Alitém, e salienta que “poucas actividades dão tanto à Associação como a realização de provas desportivas”, o que mostra a “solidariedade” dos pombalenses.

O Rally Alitém vai apresentar-se um “formato inovador”, cheio de atracções e actividades, como um espectáculo de checkdown, para que os pilotos possam testar as suas viaturas antes de a prova começar, não cronometrado, uma prova super especial nocturna, e o rally em terra batida. Durante o evento está ainda prevista uma área de exposição de automóveis clássicos, e actuais, e até á data da realização da prova espera-se a confirmação de outras actividades.

“Esta organização conjuga uma série de factores no sentido de ir buscar um pouco do que já era o rally de antigamente, considerado por muitos o rally dos ‘milagres’ de Portugal”, revela Hélder Costa, da organização, e caracteriza “traçados largos, rápidos e de piso bom”,

A realização desta prova, que tem um orçamento de 20 000 euros, “é importantíssimo para a União de Freguesias, porque promove o território e a marca Alitém”, felicita Manuel Nogueira Matos, presidente da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze. “O município não podia ter respondido de melhor forma ao nosso repto”, assegura, enquanto explica que da parte da autarquia houve “abertura e interesse” para que a prova se voltasse a realiza.

Opinião corroborada pelo presidente da Câmara de Pombal, que acredita que o evento é “certamente um factor de atractividade ao nosso concelho”, e que se realiza acontece “num território com uma tradição muito interessante, que se mantém bem viva apesar de não se realizar há alguns anos”. Em relação ao investimento municipal, o edil garante que “mais importante que saber quanto vai custar, é a certeza de que continuamos a ajudar os BVP”.

Publicidade
Últimas