Misericórdia investe 2.5 milhões e projeta nova Residência Sénior

Por: PombalTV
11-07-2018


A cerimónia de lançamento e bênção da primeira pedra, que marca o arranque da construção da  Residência Sénior Senhora do Cardal da Santa Casa da Misericórdia de Pombal aconteceu no passado sábado, 7 de julho, nos Claustros dos Paços do Concelho. A instituição prevê receber os primeiros utentes em Janeiro de 2020. Com capacidade para 37 pessoas, a nova unidade social representa um investimento de 2,5 milhões de euros, cujas obras devem arrancar em outubro deste ano e terminar no final de 2019.

Para costear a construção desta obra, a Misericórdia de Pombal conta com o financiamento de 500 000 euros pelo Município de Pombal, e o restante valor será suportado pela instituição, através de “dinheiro próprio e da contratação de um empréstimo bancário”, revelou o provedor, Joaquim Guardado, adiantando que, “pretendemos candidatarmo-nos” ao novo programa PARES, que deve ser lançado pelo Governo no último trimestre deste ano.

“A Misericórdia de Pombal tem uma lista de espera na valência de lar superior a 110 pedidos de internamento”, afirmou o provedor Joaquim Guardado, salientando que o objetivo deste projeto passa por suprimir a esgotada capacidade do Lar Rainha Santa Isabel, dando resposta atempada à alargada lista de espera desta instituição. Afinal, “a freguesia tem cerca de 3.700 pessoas com idade superior a 65 anos e só tem duas instituições apoiadas pela Segurança Social”, pelo que este é um “investimento fundamental”.

Além deste investimento, a Misericórdia de Pombal prevê ainda modernizar algumas áreas do Lar Rainha Santa Isabel, as obras de melhoria do atual lar têm um “valor de 600.000 euros” e pretendem dotá-lo de “condições de excelência”.

Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, realçou que esta Residência Sénior “é uma obra que afirma a força das Misericórdias” e lembrou que “as Misericórdias não se explicam, mostram-se”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, “estas modernas instalações de prestação de cuidados” “significarão para muitas famílias um enorme apoio”. “Através deste simbólico gesto, lançamos os alicerces desta nova estrutura residencial e ajudamos, assim, a colmatar algumas das lacunas que o nosso concelho sente e que infelizmente verá agravar-se nos próximos anos, com o galopante envelhecimento da nossa população”, frisou.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

20º
20º 13º

Qua.

22º16º

Qui.

21º16º

Sex.

22º15º

Sab.

23º19º

Publicidade
Últimas