Festival Pombalino e de Estátuas Vivas Barrocas fazem de “maio: mês do Marquês”

Por: PombalTV
15-05-2018


Entre os dias 18 e 20 de Maio, Pombal vai regressar ao século XVIII e receber o Festival Pombalino. São três dias de animação nas ruas da cidade para celebrar uma das personagens mais emblemáticas da história: Sebastião José de Carvalho e Mello, o Marquês de Pombal.

Segundo Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, “é importante que Pombal se associe à imagem do Marquês de Pombal”, para isso a Praça Marquês de Pombal vai vestir-se a rigor e proporcionará aos visitantes um mercado setecentista, com artesanato e tasquinhas, jogos tradicionais e muita animação durante todo o fim de semana. As ruas da cidade irão receber cortejos, arruadas e figurinos trajados a preceito e “paralelamente irão realizar-se visitas encenadas ao Museu Marques de Pombal e ao Celeiro do Marques”.

Está também agendado um Sarau Setecentista, onde o “objetivo é recriar um ambiente barroco”. A partir da criação de quadros inspirados no século XVIII e no legado deixado por uma das mais importantes figuras da nossa história, com recurso sobretudo a três disciplinas artísticas: a música, o teatro e a dança, pretende-se a produção de um espetáculo pluridisciplinar, que consiste na recriação de personagens históricas ou representativas de grupos sociais do século XVIII, inseridas no património edificado da cidade.

Com a realização do Festival Pombalino, que este ano, pela primeira vez, integrará o Festival de Estátuas Vivas Barrocas, e que receberá financiamento comunitário, no âmbito da candidatura “Produtos Turísticos a Região de Leiria” da CIMRL, através do Centro 2020, o Centro Histórico da cidade vai receber 13 estátuas vivas, que representarão figuras históricas da época pombalina, profissões e costumes populares setecentistas.

O Festival de Estátuas Vivas Barrocas pode ser visitado nos dias 19 e 20, das 15H00 às 18H00. Desde o ponto mais central, na Praça Marquês de Pombal, até à zona do Largo e Jardim do Cardal.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

18º
18º 11º

Qui.

18º

Sex.

18º

Sab.

18º12º

Dom.

17º16º

Publicidade
Últimas