Guia para as autárquicas 2017 – Candidatos à Junta de Freguesia de Pombal

Por: PombalTV
27-09-2017


Freguesia de Pombal

 

A menos de uma semana das eleições autárquicas, que se disputam a 1 de Outubro, a Pombaltv identifica quem vai a jogo e lança o Guia com toda a informação acerca dos candidatos, dos programas políticos e das principais propostas apresentadas ao longo dos últimos meses. Na freguesia de Pombal jogam cinco equipas: PS, representado por Aníbal Cardona, António Costa, pela CDU, o movimento independente Narciso Mota – Pombal Humano, liderado por Eduardo Carrasqueira, o PSD apresenta <pedro Pimpão e o CDS-PP, vai a votos com Sílvia João.

 

 

ANÍBAL CARDONA – PS

 

Aníbal Cardona é o candidato do PS à Junta de Freguesia de Pombal. Natural de Pombal e a desempenhar funções de Vereador da Câmara Municipal de Pombal, Aníbal Cardona é mestre em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança. É consultor, formador em Sistemas de Gestão, auditor e engenheiro Técnico Agrário.
Segundo o engenheiro, esta candidatura assenta-se em “dois planos fundamentais: um plano mais operacional e um plano mais político”. No primeiro “tornarei toda a estrutura organizacional mais eficiente através da agilização dos seus processos”, apostando na “descentralização do atendimento criando dinâmicas de auscultação das pessoas nos diferentes lugares”.

A  alimentação escolar merecerá um também um enfoque especial, assim como a segurança das instalações escolares, parques infantis, ou rodoviária. “O aproveitamento e a exorbitação da identidade cultural e histórica é uma responsabilidade que assumimos”, tratando-se “de um elemento fortemente diferenciador e que terá de ser devidamente projectada.”

No plano político, o candidato afirma que “teremos uma postura sempre cooperante com a Câmara Municipal de Pombal no sentido de complementar a sua acção”, no entanto, nunca nos demitiremos de defender as nossas populações naquilo que entendermos da mais elementar justiça”, assume.

“Lutaremos pelo direito constitucional à segurança das populações da Rua do Seixo, da Quinta da Casinha, da Rua 31 de Agosto e adjacentes”, sem esquecer que “defenderemos uma solução de continuidade territorial como seja a adopção de perfil urbano para o troço do IC2 entre o Viaduto Guilherme Santos e o corte para Flandes”.

Em termos de outros assuntos que extrapolam as competências da Junta de Freguesia de Pombal, “lutaremos por uma rede de transportes urbanos mais inclusiva”.

Se for eleito, Aníbal Cardona, admite assumir “o cargo na sua plenitude, interrompendo a minha carreira profissional”.

 

Candidatos Efectivos:

Aníbal Henrique Guerreiro Cardona

Jorge Manuel Antunes da Silva Ferreira

Carla Mariza Marques Guerra Fernandes Pereira

Sérgio Nuno Loureiro Medeiros

Carla Alexandra Ramos Cardoso Leitão Rodrigues

Elisabete Maria dos Santos Alves

Rodrigo Cordeiro Malaca Escapa

Maria Emília da Conceição Brito

Jaime Eduardo Braz Pessoa

Colette dos Santos Pereira

Emilie Andrade Rodrigues

António Manuel Das Neves Gomes

Gina Maria Cordeiro Martins

 

Candidatos Suplentes:

Anabela Vaz Fernandes Oliveira

João Pedro dos Santos Monteiro

Liliana Catarina Louro Gonçalves

Maria Da Soledade da Mota Lopes

Ricardo Filipe dos Santos Ferreira

Ana Maria Dias da Cruz Santos

Alexandrina da Silva Rodrigues

 

 

ANTÓNIO COSTA – CDU

 

A representar a Coligação Democrática Unitária (CDU), António Jorge Costa, é o candidato à Junta de Freguesia de Pombal. Para o candidato comunista é preciso “colmatar algumas das necessidades da freguesia, e que esta Câmara Municipal não tem feito”.

António Costa (Calvario) relembra, com esta candidatura, a necessidade de “alargar o saneamento a toda a população da freguesia”, assim como “trabalhar no sentido de criar paragens de Pombus cobertas, porque o Inverno vai chegar e as pessoas vão ter que continuar a esperar pelos seus transportes à chuva e ao frio”. Outra das necessidades que candidato aponta é a “falta de espaços verdes condignos” na freguesia, e no concelho.

 

Candidatos Efectivos:

António Jorge Ferreira da Costa

Orlando Batista Nunes

Tânia Couto Botas

Adelino Fernando de Pinho Araújo

Jorge Manuel dos Santos Domingues

Maria Inês Birra Baptista Duarte

Marco André Rodrigues Mendes

Jerónimo De Jesus Quaresma Cabral

Maria Celeste Dias Furtado Estanislau

Mário da Mota Lopes

Carlos Alberto Reis de Oliveira

Dalila Martins Bello

Agostinho Fernandes Figueiral

 

Candidatos Suplentes:

António Marques

Regina Paula da Conceição Cardoso

Valdemar Coelho Matias

Lília Catarina Gomes Costa

Delfim Manuel Fernandes dos Santos

 

EDUARDO CARRASQUEIRA – NMPH

 

O movimento independente Narciso Mota – Pombal Humano escolheu Eduardo Carrasqueira para encabeçar a lista à Junta de Freguesia de Pombal nas próximas eleições autárquicas, que se decidem a 1 de Outubro.

Apesar de não se considerar “um político”, e de nunca ter tido ligações directas à política, o empresário admite que tem “uma experiencia de vida capaz” de alterar os rumos da freguesia. Onde o que se pretende é “melhorar a qualidade de vida de todos os habitantes”, quer a “nível económico, profissional, da saúde, educacional, cultural ou desportiva”, sem esquecer o âmbito da acção social, ou da segurança.

No âmbito da acção social, Eduardo Carrasqueira anuncia a sua intenção de “fazer um levantamento das pessoas que não têm como se deslocar à cidade para ir ao médico, à farmácia, ou receber outros cuidados de saúde básicos” e criar formas de facilitar essas viagens, ou de “criar um gabinete de apoio psicológico para crianças, idosos e casais em situação de litígio, que justifiquem este tipo de intervenções”.

O candidato pretende ainda “aumentar os espaços verdes e promover a plantação de árvores nas ruas e locais onde seja possível”, isto porque “a cidade e a freguesia tem poucas árvores e precisa de bons espaços verdes e algum ordenamento paisagístico”, assim como “pretendemos, em articulação com a Câmara, criar mais lugares de estacionamento”, sobretudo próximos de serviços públicos. Nas áreas da cultura “é preciso apoiar, incentivar, e promover os nosso artistas conterrâneos, criando espectáculos de música, dança, fotografia, pintura, artes plásticas ou de literatura”.

No que toca à economia, o candidato apoiado pelo movimento Narciso Mota – Pombal Humano quer “dinamizar a actividade económica e empresarial”, através da “celebração de protocolos que permitam atrair e fixar empresas na nossa freguesia”, gerando postos de trabalho “para que a nossa população e os nosso jovens não tenham que emigrar”.

 

Candidatos Efectivos:

Manuel Eduardo Freire Carrasqueira

Teresa Paula Nabais Preto Chaves

Ramiro da Silva Freire

Emanuel Figueiredo Santos

Eugénia Alves Lourenço

Armando Luís Mendes Ferreira

Virgínia Matias

Jorge Manuel da Silva Pedrosa

Pedro José dos Santos Monteiro

Maria Palmira Ferreira Gonçalves

Eduardo Gonçalo Pereira Gago Ferreira Mota

Graciete Pontes Nunes

Maria Helena Vilela Carrega

 

Candidatos Suplentes:

Victor Silva Monteiro

Lucília Rodrigues Ferreira

Paula Alexandra Rodrigues Gonçalves

Mário Jorge Seabra da Silva

Stephanie Ponte Santos

 

PEDRO PIMPÃO – PSD

 

Aprovada por unanimidade pela Comissão Política de Pombal do PSD, a candidatura de à Junta de Freguesia de Pombal de Pedro Pimpão vai ao encontro das “expectativas da população, procurando mobilizar a comunidade pombalense na construção de um novo ciclo autárquico, marcado pela inovação e modernização”, anuncia em nota em comunicado.

O deputado e líder concelhio do PSD, anuncia que uma das suas ambições passa por “tornar a Freguesia de Pombal e a nossa comunidade uma referência nacional de boas práticas autárquicas vocacionadas para os desafios do século XXI, mobilizando todo o nosso potencial e promovendo uma nova geração de ideias e de projectos centrados no bem-estar e na felicidade das pessoas”.

“Contribuir para termos uma Junta de Freguesia mais dinâmica e actuante, moderna e inovadora, que saiba ser um referencial de esperança e de melhoria da qualidade de vida de todos os pombalenses, de todos os lugares da nossa freguesia”, é um dos objectivos de Pedro Pimpão ao candidatar-se à presidência da Junta de Freguesia de Pombal.

O candidato pretende “defender a construção de uma passagem inferior desnivelada no atravessamento do IC2 / EN1, entre a Rua do Seixo e a Rua de Leiria”, bem como “manter o apoio regular às associações e criar o Bando das colectividades, incentivando a partilha de recursos, ideias e projectos entre associações”. Na área da cultura, Pedro Pimpão defende a necessidade de “apoiar e dinamizar a rede local de agentes culturais, promovendo a articulação/divulgação dos eventos culturais na Freguesia”.

 

Candidatos Efetivos:

Pedro Alexandre Antunes Faustino Pimpão Dos Santos

António do Nascimento Lopes

Carla Teresa Ferreira da Mota Longo

Nelson Cordeiro Pedrosa

Luís Renato Guardado Marques

Rita Margarida Teresa

Pedro Miguel da Mota Roma

Graciano Ricardo da Conceição Gonçalves

Ana Carolina Pimenta de Jesus

Henrique Manuel dos Santos Bicho Rodrigues Mota

Celso Ferreira Lopes Casinha

Susana Margarida Rodrigues dos Santos

Adelino Abreu João

 

Candidatos Suplentes:

Filipa Alexandra Ramos Portela

Francisco Carlos de Oliveira Monteiro

Gilberto Gonçalves das Neves

Natália da Silva Martins

Sérgio Manuel da Silva Gomes

Álvaro José Vieira Lopes

Bruna Mota Antunes

Manuel De Jesus Ferreira Escalhorda

João Tomé de Jesus Ferreira

Anália Cordeiro Ferraz

José Joaquim Pereira Cravo

Hélder de Oliveira Duro

Inês da Mota Santos

 

SÍLVIA JOÃO – CDS/PP

 

É “por considerar que é necessário alterar um paradigma dos últimos anos, onde se tem verificado um distanciamento da Junta de Freguesia à população” que Sílvia João aceitou o

A candidata afirma-se como “conhecedora da freguesia”, que “não se pode limitar à cidade” e por isso “temos de dar vida às aldeias”. Sílvia João acredita que só assim “podemos elevar a freguesia a um nível superior”.

Sílvia João é natural de Chaves, mas reside em Pombal desde 2004. Com 38 anos é casada e mãe de três filhos. Exerce funções na área da Engenheira Agro-pecuária. Com esta candidatura pretende “apresentar soluções para os problemas reais das pessoas” e por isso apresenta um programa que “defende a expansão da rede Pombus”, a “criação de parques infantis e adaptá-los a crianças deficientes”, e a “melhoria da qualidade das refeições escolares”.

A candidata refere ainda a necessidade de “adquirir um mini autocarro para apoiar as actividades sociais da freguesia”, e o “reforço da iluminação junto das passagens de peões”. “Apoiar o comércio local”, “valorizar as festividades”, ou a “realização de um festival de comida de rua”, sou outras das propostas.

 

Candidatos Efectivos:

Sílvia Dias Pereira João

Raquel Margarida Gameiro Pereira

Pedro Manuel da Conceição Mota

Bruno Miguel Rodrigues Almeida Dos Santos

Ana Salete Rodrigues Faustino

Miguel Cordeiro Lourenço

Isabel Catarina dos Santos Gonçalves

Carlos Emanuel da Silva Francisco

Ana Lília de Sousa Goncalves

Tony Mikael Carreira Santos

Maria Helena Mota dos Santos Rodrigues

José Carlos da Silva Domingues

Marisa Rodrigues da Silva

 

Candidatos Suplentes:

João Paulo Conceição Gonçalves

Diana da Silva Gameiro

Manuel da Graça Joaquim

Daniela Maria Pinto

Simão Rúben Hipólito Gameiro Pereira

Rute Miriam Ferreira Calado

Carlos de Figueiredo Pereira

Carina Rafaela Mendes Oliveira

José Augusto José Augusto

Maria de Lurdes Gonçalves Coito Palhais

Luís Carlos Gaspar Gonçalves

Cátia da Silva

José Carlos Marques Gomes

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

21º
21º 11º

Sex.

24º11º

Sab.

20º15º

Dom.

16º11º

Seg.

15º12º

Publicidade
Últimas